Trupes

Barra: (21) 2486-3193  |  Ipanema: (21) 2287-7529 
Novo endereço Barra: Av. Armando Lombardi, 205 / Sala 205 

Em todas as aulas, a Trupe mantém alguns padrões relevantes para o bom desenvolvimento. Conforme a faixa etária, esses padrões ganham novos contornos e graus mais avançados de dificuldade, mantendo assim a motivação. Todas as aulas objetivam trabalhar:

Reconhecimento: colaborar na construção da identidade da criança desde bebê, nomeando-a e localizando-a no espaço e com seu responsável é parte importante do trabalho de acolhida e de adequação do ambiente. Através da canção e dos gestos proporcionamos segurança e carinho favorecendo o vínculo.

Limites: lidar com o fim de uma atividade prazerosa, esperar a vez de subir numa rampa para escorregar, receber um instrumento às vezes em primeiro lugar outras em último e guardar os brinquedos são formas de ajudar a construir limites e de desenvolver tolerância às frustrações.

Rotina: criar para as crianças um ambiente em que elas reconheçam as atividades às quais elas participam. Repetir a estrutura das aulas, manter atividades fixas e fazer mudanças de modo gradativo considerando o grau de desenvolvimento e motivação são atitudes de introdução de uma rotina estruturante.

Desafios: as atividades e os ambientes devem ser desafiadores das diversas inteligências. Os profissionais selecionam atividades que as crianças tenham competência para realizar, ajustando o grau de dificuldade para que consigam realizar, mas que estejam em progresso possível para sua faixa etária.

Iniciativa e autoconfiança: as atividades conduzem as crianças a resolver problemas, usando as próprias habilidades e inteligências. A criança buscará novas estruturas para se organizar e superar gradativamente o estágio de desenvolvimento em que se encontra. As experiências vividas em aula favorecem a iniciativa e a tomada de decisão, o que amplia a autoconfiança.

Processo: o trabalho desenvolvido nas aulas tem foco nos processos, mais do que no produto final. Os produtos são o resultado de cada ação superada, em aula, pelas inteligências, sem cobrança ou medida. Os ganhos individuais e heterogêneos são a rotina da proposta Trupe.